Inicio

Quem cuida da nossa autoestima?

 

Nos dias de hoje, com o avanço da internet e dos influenciadores digitais, muito se fala a respeito de autoestima: a forma como nós mesmos nos enxergamos. Ter autoestima, ou amor-próprio, está ligado a inúmeros fatores, desde psicológicos até sociais, e nem sempre depende exclusivamente de nós. Mas, ainda assim, é essencial que trabalhemos nossas motivações e busquemos nos enxergar de maneira positiva. Diante desse caos em que estamos, surge a pergunta mais importante: 

Como superar esse desafio de ter uma visão positiva sobre si mesma?

O passo mais importante é valorizar suas características, comemorar seus acertos e vitórias, e não se comparar com os outros ao redor. É preciso, acima de tudo, compreender que somos seres únicos com nossa jornada individual. Pessoas com boa autoestima tendem a apresentar uma imagem pessoal mais positiva, constante e expressiva, além de terem bons desempenhos em suas atividades. Isso quer dizer que aquela pessoa que admiramos não é melhor do que nós, talvez ela apenas acredite em si mesma e, por isso, alcance seus objetivos.

Pessoas com baixa autoestima, por outro lado, possuem dificuldade em se afirmar perante a sociedade, além de serem mais sensíveis a críticas, precisarem continuamente de elogios e terem um alto medo de rejeição. São perfeccionistas, tímidas e estão sempre cobrando a si mesmas de forma prejudicial. Você percebe que essas características muitas vezes se fazem presentes em sua vida? 

Mas não é preciso se culpar – aliás, elimine de vez a culpa da sua vida! –, uma vez que esse sentimento que muitas vezes nos toma é uma manifestação inconsciente das nossas inseguranças. O importante é que trabalhemos nossa autocrítica para que não se torne um autojulgamento. Ou seja, para que o julgamento de nossas atitudes e a preocupação com o que os outros pensam de nós não passe a ser algo rotineiro e tóxico. Então, a decisão essencial para melhorar nossa autoestima é celebrar e valorizar cada conquista pessoal, pois assim vamos aprendemos a ser gentis com a pessoa mais importante da nossa vida: nós mesmos.

Por isso, não foque naquilo que já foi nem se importe com os julgamentos externos, busque valorizar a si mesma e enxergar suas qualidades e conquistas. Tenha em mente que cada ser humano é único e que, muitas vezes, as críticas negativas que nos atingem também são fruto da baixa autoestima de alguém. Esses pequenos atos são poderosos e podem te levar a conquistar seus objetivos e realizar seus sonhos.

Lembre-se sempre: quem cuida de você é você!

Veja mais alguns artigos recomendados!

Gostou do texto? Compartilha e deixa um comentário pra gente :)