Inicio

Meditação: guia para uma vida melhor

Uma alternativa sem gastos para manter uma boa saúde mental

Meditar está muito além de ficar sentado em silêncio, é uma atividade focada no estado mental e na sensação de unidade, podendo ser realizada da forma tradicional ou por meio de diversas outras técnicas, como através de danças. A meditação é uma prática que visa à regulação do corpo e da mente por meio de técnicas de focalização da atenção. Por meio dessa prática, é possível alcançar um estado de tranquilidade e concentração, além da redução de estresse e ansiedade.

No nosso último post, falamos sobre a importância da manutenção da saúde mental e o quanto ela está ligada ao bem-estar, tanto físico quanto mental. Uma vez que possuir bem-estar é manter-se em harmonia e equilíbrio com nós mesmos, é fácil notar o papel da meditação nesse processo.

Existem várias técnicas de meditação, como a meditação guiada, indicada para iniciantes, e outras como a Mindfulness, a Concentrativa, a Transcendental, a Sudarshan Kriya e a Yoga. Com essa diversidade, você pode escolher qual mais se adapta a sua personalidade e a sua rotina, por exemplo: se você é uma pessoa que está sempre exposta a situações de estresse ou nervoso, a técnica Sudarshan Kriya é a mais indicada, pois busca eliminar emoções negativas ou se você prefere estar em movimento, a yoga pode ser a melhor opção, já que promove a flexibilidade, além de diminuir a ansiedade e incluir um vasto conjunto de filosofias e práticas meditativas.

Independente da técnica, a meditação pode trazer diversos benefícios como a redução do estresse, diminuição da ansiedade e melhora nos sintomas de depressão, além de contribuir para a melhora do sono e combater a perda gradativa de memória com o avanço da idade.

O mais importante é começar a cuidar de você, pensar em sua saúde e priorizar o seu bem-estar. Separe um tempo para você, encontre um bom local, uma música que te traga paz, feche seus olhos e olhe para dentro de você, procure se conhecer, ouvir seu corpo, sentir sua pulsação… Por fim, relaxe!

Então, podemos dizer que o aprendizado de hoje é que para se cuidar nem sempre precisa de muito, não é? Nada melhor que uma opção gratuita e que não requer recursos ou lugar específico, basta você e você!

Veja mais alguns artigos recomendados!

Gostou do texto? Compartilha e deixa um comentário pra gente :)