Inicio

ACADEMIA SEM SOFRER COM DOR PÓS TREINO É POSSÍVEL!

Cansei de sofrer depois da academia, cansei de chegar do trabalho tensa e não conseguir relaxar. E descobri que dá pra se livrar de tudo isso! O segredo? A (santa) Liberação Miofascial!

Com esse nome complicado até parece uma técnica cheia de detalhes e regras, mas é totalmente o contrário. É uma massagem bem fácil e dá para fazer em casa, até sem a ajuda de um profissional. Como a maioria das pessoas, eu passei anos tentando ficar firme na academia – sempre começava empolgada e cheia de energia, mas depois das primeiras horas eu já desistia por causa das dores do pós-treino. Tudo mudou depois que eu conheci a liberação miofascial.

Eu utilizo essa técnica em várias partes do corpo, como ombros, coxas, panturrilhas, cervical e trapézio. É uma forma de fazer uma pressão que ajuda a relaxar e alongar os músculos, mas o grande “truque” é que essa massagem alonga e mexe com a fáscia, uma membrana que fica logo abaixo da pele. E é aí que tudo dá certo, porque ativando essa camada de tecidos, ela permite o deslizamento perfeito dos músculos durante os exercícios (E SEM DOR DEPOIS!). 

Mas, não acaba por aí!

Essa massagem não ajuda só nas dores depois do treino, mas também prepara os músculos e até a mente para o exercício, pois aumenta muito minha flexibilidade. E vou falar: melhora tudo! Quando estou tensa ou quando é um daqueles dias em que a gente sente que estão mais pesados, uso a liberação miofascial e tudo melhora, até meu humor. É incrível!

Eu costumo usar o foam roller para realizar a automassagem, é um cilindro com marcações e estruturas que trabalha todos os músculos do corpo. E tem um benefício ótimo nele: é muito versátil.

Em resumo: é um ótimo truque pra quem, assim como eu, busca a hipertrofia, ou seja, estou querendo músculos!

E essa massagem dói?

Acho que toda massagem que trabalha tensões dói um pouco, mas não pode ultrapassar o limite do corpo. A dor que sinto é uma dor que considero “boa”, pois ao mesmo tempo sinto alívio e relaxamento. Outra coisa importante: precisamos ficar bem atentos ao local de realizar o rolamento, não é recomendado fazer diretamente em cima de ossos e articulações, pescoço e região lombar, entre os quadris e sobre a caixa torácica. Os locais em que mais faço são as pernas, ombros e costas, ficando de 10 a 15 minutos em cada exercício.

Já que é tão bom, posso começar agora?

É sempre válido entrar em contato com um médico antes de iniciar qualquer atividade, pois nosso corpo pode não estar pronto para certos exercícios ou esforços. Por exemplo: hematomas, feridas ou hipersensibilidade da pele são sinais de que a liberação miofascial não vai cair bem em você. 

Não deixe de investir seu tempo em você, de cuidar do seu corpo e da sua mente. Essa dorzinha vai valer a pena e é muito melhor que aquela dor chata. Chegou a hora de se cuidar, bora?

E você também faz essa massagem? Conte nos comentários. 

Veja mais alguns artigos recomendados!

Gostou do texto? Compartilha e deixa um comentário pra gente :)