Os autocuidados que ultrapassam gerações e continuam nos salvando
Desde crianças nós ouvimos nossas mães e avós dizendo “coloca gelo que melhora” ou “faz compressa de água quente que resolve” e, incrivelmente, funciona! Apesar de duvidarmos de saberes populares, em muitos casos eles se mostram úteis, como quando usamos uma colher gelada depois de uma pancada na testa ou uma compressa de água quente quando temos uma cólica daquelas.
Essas aplicações de calor e frio podem ser conhecidas também por um nome mais técnico: termoterapia. Essa técnica milenar ganhou espaço dentro das áreas médica, estética e terapêutica, podendo ser estudada e aplicada com diversos aparelhos e recursos. Apesar de agora existirem tantos instrumentos para a realização da termoterapia, além de profissionais competentes e todo um mercado de produtos diversos, ainda é possível realizá-la em nosso dia a dia, como uma forma de automassagem (terapêutica) ou para fins médicos (não esqueça que antes de tudo é sempre importante consultar um médico!).
A compressa fria é indicada para efeitos anestésicos, como em casos de pancadas e traumas, já que diminui a dor e a sensibilidade do local. Também é muito útil quando temos dor de dente ou exageramos na academia. Porém, use sempre uma proteção entre a bolsa gelada ou o gelo e a pele, como uma toalha, para não queimar a pele.
Na rotina de skincare, o gelo também tem lugar importante: refresca a pele, ameniza poros dilatados, desincha o rosto, ameniza a aparência cansada das olheiras e até diminui a inflamação de uma espinha.
Por outro lado, a terapia de calor aumenta a circulação e promove relaxamento e alongamento da musculatura. Além de ser um ótimo remédio para quem sofre com as famigeradas cólicas menstruais, a compressa de água quente também alivia cólicas em bebês, dores nas costas e torcicolos. Também são um bom pré-treino, pois aumentam a mobilidade, a flexibilidade muscular e facilitam o alongamento.
O uso de toalhas com água quente ou máscaras de calor também é muito comum na rotina de skincare, contribuindo para a abertura de poros e para potencializar o efeito de determinados cosméticos. Mas, tenha cuidado e atenção com a temperatura usada!
Com esses exemplos fica claro que nem sempre precisamos gastar muito para cuidar de nossa saúde e nossa aparência. As terapias de calor e frio são uma boa alternativa para diversas formas de cuidado e podem ser feitas em casa, sempre seguindo recomendações médicas, com ou sem ajuda de outros instrumentos.
E aí, está esperando o que pra se cuidar? Lembra o que conversamos outro dia? Quem cuida de você é você!