Meditar não é para você aguentar o burn-out, nem suportar o estresse e tampouco sair da crise de pânico, meditação é para você jamais viver esses estados disfuncionais na sua vida.
Meditar é um convite para mudar o foco da sua atenção e decidir que sua vida precisa mudar de frequência antes que seja tarde demais. Você, como todo mundo, só vai procurar a meditação quando precisar, e tudo bem, ela vai ajudar, mas o segredo é começar o compromisso de meditar antes de precisar, pode ser até mesmo agora, enquanto você está lendo esse texto (eu dou à você a oportunidade e a chance de realizar isso ao final deste artigo).
A palavra “meditação” traz 26 milhões de respostas no Google e mais de 2 milhões de resultados no Youtube, então vamos dizer a verdade: a falta da prática diária da meditação não é por falta de conteúdo e tampouco de oportunidade, dá para entrar no estado de consciência da meditação andando, dançando e até tomando seu café da manhã…
Ah, você pensou que precisava sentar para meditar, mas não!
Meditar não precisa de mantras indianos, nem de incenso – até pode, afinal a nossa mente adora rituais e rotinas – meditar é tão incrível que é possível encaixar em qualquer momento do seu dia, pois ela é sobre estar “presente 100% no agora”.
No começo da prática, pode ser que você só consiga por uns poucos minutos, mas a prática faz com que você ganhe experiência até que tudo vai ser “meditação” – spoiler: rola meditar até no crossfit; e o mais interessante, você se torna capaz de falar melhor, de pensar claramente e isso quebra o ciclo do estresse e das crises pessoais, o medo diminui e a sensação de conectar-se com as pessoas aumenta, até mesmo a nossa imaginação se expande e, onde antes havia problemas, começamos a perceber oportunidades de crescimento.
Todas as cores, tamanhos e abordagens, e tem uma que se encaixa no seu jeito de ser.
Eu adoro meditar caminhando, mas também já fui de fazer zazen – a meditação zen-budista – e há pouco tempo aprendi que dançar, como nas danças circulares, é uma forma da minha mente estar em meditação, porque meditar é sobre bem-estar, é aquele momento que nossa mente sai do nervoso e da ansiedade, e a gente tem certeza que tudo pode ser melhor, é aquela certeza que “ganhamos” a aposta contra as adversidades e ficamos calmos mesmo na tempestade.
E para provar que dá para meditar em qualquer momento eu vou passar uma técnica simples e queria que você tentasse fazer, nem que seja quando estiver no metrô indo para o trabalho.
Meditação do Estado de Presença
Quando tudo em sua vida parecer meio confuso, procure o Estado de Presença.
Sente-se, simplesmente ajuste sua coluna, coloque suas mãos no seu colo e inspire sentindo o peito se elevar, mas não encha demais, quando parecer que vai ser muito, pare e deixe o ar ficar dentro de você absorvendo tudo que está tirando seu controle, agora expire e coloque tudo para fora, mas não expire rápido, faça de uma forma que possa sentir suavemente a energia negativa indo embora.
Quando seu peito descer, por uns 3 segundos fique com ele vazio, deixando ali, aquele pequeno momento ser só seu, então inspire trazendo Luz, não há palavras, há somente Luz e agora segure essa Luz em seu peito, ela está atraindo tudo que ainda está tirando seu controle, é bem menos que antes, mas ainda estava lá.
Expire e retire esses últimos resquícios de tudo que o perturba, segure um pouco o peito sem ar, assim nada pode atingir você. Inspire e agora vem muito mais Luz, muito mais está dentro de você e não há nada mais que possa tirar o seu controle, você sente-se presente no momento, nada pode atingir você agora, e você descobre que nada podia atingir você antes, você só não tinha consciência disso, como tem agora.
Fique assim até o tempo que sentir-se confortável, se der vontade de levantar, simplesmente respire mais fundo ainda e abra os olhos rapidamente.
Meditar é ressignificar e redefinir o ato de viver de forma consciente.