Uma surpresa sobre ser saudável: correr não é o melhor jeito de ter saúde
Quando falamos de exercício físico é normal que muitos se imaginem acordando cedo para correr, suando como se não houvesse amanhã. E o pior: é exatamente isso que acontece quando alguém resolve levar uma vida mais “saudável”. Mas, acordar um dia e começar a correr é o oposto de ser saudável.
Há uma falsa crença de que basta sair correndo que você vai ficar bem e melhorar a saúde, contudo a realidade é que, para o compromisso de ser saudável dar certo, é preciso começar estabelecendo um alto grau de comprometimento e disciplina, porque correr como atividade física exige tempo, dedicação e o apoio de um profissional de educação física.
Você pensou que era só colocar aquele tênis velho e sair pela rua?
Desculpe, mas isso provavelmente vai causar muito mais problemas do que imagina.
É necessário um calçado adequado para correr, preparo das articulações, mudança na alimentação e adequação do ritmo dos exercícios ao seu biotipo, pois a passada e o impacto nos ossos, tendões e músculos varia de pessoa para pessoa.
Além disso, não é porque seu colega corre 10 km que você também vai fazer essa distância, até pode vir a fazer, mas é preciso descobrir como chegar lá e, para isso, é melhor começar de um outro jeito, mais simples e tão poderoso quanto: caminhando!
Andar é tão bom quanto correr (e isso é comprovado !)
Andar é um exercício que qualquer um pode fazer e o melhor é que pode ser feito para preparar o corpo para compromissos maiores, como correr.
Um estudo realizado na Universidade de Berkeley com 48 mil adultos mostrou que o mais importante para a nossa saúde é aumentar o gasto de energia semanal e não a intensidade desse gasto, por exemplo: ao invés de correr por 4 km, andar por 7 km. Assim, os benefícios são tão bons quanto, mas a segurança do exercício é muito maior.
Isso acontece porque correr é um esporte que exige preparo e técnica, por outro lado caminhar pode ser feito por quase qualquer pessoa, mesmo aquelas com mobilidade reduzida podem aproveitar essa oportunidade sem colocar em risco a saúde.
E o mais importante: não faça nada sem começar por um check-up, verifique tudo e só então coloque aquele tênis de “caminhar” – que até pode ser aquele mais velhinho e confortável. E mais: para começar essa nova experiência, não precisa ser quando o sol nasce, e nem acordar com os pássaros, o importante é fazer em horários de calor ameno.
Existem outros benefícios também! Caminhar permite conhecer outras pessoas, descobrir lugares, sentir a vida acontecendo e melhorar o humor. Portanto, além de melhorar com esse exercício, você ainda pode melhorar de tudo – até do estresse – só andando por aí. É incrível o que a gente descobre através da experiência de caminhar.
Ah, e lembre-se sempre: mantenha-se hidratado. A água é fundamental para manter o corpo funcionando, os rins trabalhando e as articulações devidamente preservadas. Então, leve sua garrafinha e beba em intervalos regulares, não espere ficar com sede.
E aí, já deu sua caminhada hoje? Manda seus comentários para a gente!